logomarca

elites judiciárias

português >> pesquisas >> pesquisas realizadas >> elites judiciárias

 

________________________________________________________________________________________________  

Quem são e o que pensam os desembargadores paranaenses? (ufpr)

resumo: A pesquisa fez uma sociologia dos operadores jurídicos no Tribunal de Justiça do Paraná. Inicialmente foi aplicado um questionário a 71 Desembargadores. Os dados foram sistematizados em SPSS. Agora pretende-se aplicar uma entrevista em profundidade com alguns dos entrevistados a fim de obter informações verticalizadas sobre a sua trajetória escolar e profissional e sua origem social. O objetivo é identificar os determinantes sociais da carreira jurídica e os valores políticos e sociais dos Desembargadores. Paralelamente, um estudo sobre processo decisório do TJ do Paraná está sendo feito.

coordenador: Renato Monseff Perissinotto (ufpr)

banco de dados:
livro de códigos:
instrumentos:

produção intelectual:

PERISSINOTTO, Renato M. ; MEDEIROS, Pedro L. C. ; WOWK, Rafael. Valores, socialização e comportamento: sugestões para uma sociologia da elite judiciária. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 30, p. 151-166, 2008.  (download)  Access at: observatory-elites.org

PERISSINOTTO, Renato M. ; Calderari, P. V. A. ; PALADINO, Andrea. Por uma sociologia dos juízes: comentários sobre a bibliografia e sugestões de pesquisa. In: José Maurício Pinto de Almeida e Márcia Leardini (orgs.). Recrutamento e formação de magistrados no Brasil. Curitiba: Juruá, 2007.

 

________________________________________________________________________________________________