logomarca

intellectual elites

english >> research >> completed surveys >> intellectual elites

 

Note: The articles will open in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________

Ecclesiastical elites and recomposition of religious space in Brazil: recruitment and selection of the higher clergy in Bahia, Sergipe and Alagoas (ufs)

abstract:  Dentre as preocupações analíticas centrais do estudo, destacam-se as que privilegiam as relações entre estruturas sociais sistema escolar, características e peso da presença institucional católica, modalidades de expressão religiosa e pertencimento, estrutura econômica e demográfica, sistema de dominação política, perfil étnico, entre outras – e os mecanismos de recrutamento e seleção religiosa ativados. Embora se saiba, em nível nacional, que a diversificação de postos e a complexificação das tarefas na estrutura católica nas últimas décadas foram acompanhadas por um aumento na aquisição de recursos escolares por seus agentes, as condições de acesso a tais recursos e as estratégias de investimento e ascensão na carreira religiosa distribuem-se de forma desigual segundo determinantes como origem social e geográfica, montante de capital religioso familiar, rede de relações sociais tecidas dentro e fora da instituição, entre outros. Assim, por exemplo, se no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina tem-se uma relação estreita entre reprodução institucional da Igreja e ascensão de novos grupos social e etnicamente marcados (descendentes de imigrantes alemães e italianos), nada permite extrapolar essas conclusões para o contexto da região nordeste.

coordinator: Ernesto Seidl (ufs)

database:

documentation:

intellectual production:

SEIDL, Ernesto ; NERIS, Wheriston Silva. O Episcopado brasileiro e o espaço do poder: uma cultura eclesiástica em mutação. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, p. 15-37, 2011.

SEIDL, Ernesto. Caminhos que levam a Roma: recursos culturais e redefinições da excelência religiosa.Horizontes Antropológicos (UFRGS. Impresso), v. 15, p. 263-290, 2009.  (download)  Access at: observatory-elites.org

SEIDL, Ernesto. Lógicas cruzadas: carreiras religiosas e política. Revista Pós Ciências Sociais, v. 6, p. 11-27, 2009.

SEIDL, Ernesto. Entrando no mundo da Igreja: o estudo de elites eclesiásticas. In: Odaci Luiz Coradini (Org.).Estudo de grupos dirigentes no Rio Grande do Sul: algumas contribuições recentes. Porto Alegre: EDUFRGS, 2008, p. 19-42.

 

________________________________________________________________________________________________   

Internationalization of the elites: university exchanges and redefinition of institutional models (ufrgs)

abstract:

coordinator: Afrânio Garcia (EHESS)

database:

documentation:

intellectual production:

 

________________________________________________________________________________________________