logomarca

researchers

english >> virtual library >> researches

 

Listing, still incomplete, Brazilian and International researchers on political and social elites and ruling classes.

________________________________________________________________________________________________

brazil

Adriano Codato

Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da Revista de Sociologia e Política (www.scielo.br/rsocp) e um dos coordenadores do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da UFPR. Seus temas de pesquisa incluem os seguintes assuntos: regimes políticos ditatoriais; sistemas de representação de interesses; elites políticas e estatais; teoria política marxista.
 http://ufpr.academia.edu/AdrianoCodato
 cv Lattes

 

André Marenco dos Santos

Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui trabalhos sobre instituições políticas comparadas, carreiras políticas e competição eleitoral . Projetos em desenvolvimento: Reformas eleitorais em perspectiva comparada: path-dependency, competição partidária e engenharia institucional; Partidos e seleção de carreiras em perspectiva comparada: Argentina,Brasil, Chile e Uruguai;, Atlas Político dos Municípios.
 cv Lattes

 

Bruno Bolognesi

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor de Ciência Política na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Integra o Centro de Estudos dos Partidos Políticos Latino-Americanos – CEPLA da UFSCar e é pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (NUSP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estuda o recrutamento político dos partidos brasileiros.
 https://unila-br.academia.edu/BrunoBolognesi
 cv Lattes

 

Clara Araújo

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra a Linha de Pesquisa Desigualdades e Diferenças Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UERJ; coordena o Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero/NUDERG. Atualmente desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: Relações de gênero e Eepresentação Política; conciliação entre esferas pública e privada, familia, cojugalidade e trabalho; investimentos sociais e igualdade de gênero.
 cv Lattes

 

David Fleischer

Professor emérito da Universidade de Brasília onde ingressou como docente em 1972. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Governo, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, sistemas eleitorais, partidos politicos, legislativo e transparência. Foi professor visitante na UFMG, University of Florida, SUNY-Albany e The George Washington University.
 cv Lattes

 

Débora Messenberg

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é Professora da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia Política, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia Rural. Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, aos seguintes temas: democracia, cultura política, modelo político brasileiro, elites políticas e parlamento.

 https://brasilia.academia.edu/DeboraMessenberg
 cv Lattes

 

Ernesto Seidl

É professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, membro dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFS. Coordena o Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) e também integra o Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais da América Latina (CISOAL), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Sociologia Política, com ênfase em estudos de elites e grupos dirigentes, engajamento e militância.
 cv Lattes

 

Fernanda Rios Petrarca

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2000), tem mestrado (2003) e doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem pós-doutorado e atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Sociologia e Sociologia Política, com ênfase nos seguintes temas: profissões, usos da formação universitária, jornalismo.
 cv Lattes

 

Fernando Limongi

Professor titular da Universidade de São Paulo, pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições Governamentais Específicas, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, legislativo, regimes politicos, desenvolvimento e executivo.
 cv Lattes

 

Flavio Heinz

Possui doutorado em História e Sociologia do Mundo Contemporâneo – Université de Paris X, Nanterre. É Professor de História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisa temas de História das Elites técnicas e do Estado, notadamente a formação e profissionalização dos engenheiros, privilegiando uma perspectiva comparativa entre a história regional do Brasil e aquela dos países do Prata.
 http://pucrs.academia.edu/FlavioHeinz
 cv Lattes

 

Igor Grill

Professor da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA desde 2006 e é o atual coordenador do PPGCSoc. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.
 cv Lattes

 

Lucas Massimo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é pesquisador do NUSP da Universidade Federal do Paraná, editor executivo da Revista de Sociologia Política (www.scielo.br/rsocp) e doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná.
 cv Lattes
favicon http://www.researchgate.net/profile/Lucas_Massimo

 

 

Lucia Avelar

Professora titular de Ciência Politica na Universidade de Brasília (UnB). Temas de trabalho: democracia, participação política, gênero e política. Desde dezembro de 2011 é membro de grupo de pesquisa do Centro de Estudos de Opinião Pública – CESOP – Universidade Estadual de Campinas.
 cv Lattes

 

Luiz Domingos Costa

Mestre em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é doutorando em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor da Faculdade Internacional de Curitiba (UNINTER) nos cursos de Ciência Política e Relações Internacionais; pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira – UFPR. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Classes Sociais e Grupos de Interesse, atuando principalmente nos seguintes temas: recrutamento parlamentar, poder legislativo, composição social, carreiras políticas e elites políticas.
 http://unicamp.academia.edu/luizdomingos
 cv Lattes

 

Maria Celina D’Araujo

Doutora e mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (1989 e 1981). Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora e professora titular do Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas – RJ, professora da Universidade Federal Fluminense e professora visitante em algumas universidades do Brasil e do exterior. Tem trabalhado nas seguintes áereas de pesquisa: militares e defesa, sindicatos, partidos políticos, Era Vargas, autoritarismo na América Latina, Justiça militar, elites e carreiras do Poder Executivo, democracia e novos direitos.
 cv Lattes
bloghttp://mariacelina.daraujo.net/

 

Maria do Socorro Sousa Braga

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1997), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de governo, partidos políticos, eleições, representação política e comportamento eleitoral.
 cv Lattes

 

Mario Grynzpan

Concluiu o doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994 e fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). É pesquisador e professor do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas – RJ. É também Professor no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, campo temático de sua bolsa de produtividade, desenvolvendo pesquisas também na área de História.
 cv Lattes

 

Renato Perissinotto

Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). É co-editor da Revista de Sociologia e Política e co-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (NUSP/UFPR). Pesquisa e publica fundamentalmente na área de sociologia política das elites (recrutamento político-partidiário, perfil das elites políticas e estatais, relação entre elites e decisão política).
 http://ufpr.academia.edu/RenatoPerissinotto
 cv Lattes

 

Riberti de Almeida Felisbino

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2003-2007) e Pós-Doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual Paulista (2009-2011). Tem experiência na área de Ciência Política e tem interesse nos seguintes temas: política municipal, instituições políticas, poderes Executivo e Legislativo na América Latina, eleições e representação política, comportamento político, elites parlamentares latino-americanas, origem social, perfil de carreira e metodologia em pesquisa quantitativa/qualitativa.
 cv Lattes

 

Roberto Grün

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do NESEFI – Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar. Tem experiência na área de Sociologia, Engenharia de Produção e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, sociologia economica, sociologia das finanças, inovacoes organizacionais e sociologia do trabalho.
 cv Lattes

 

Wilson J. F. de Oliveira

É professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Ciências Sociais (DCS), no Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (NPPCS) e no Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Antropologia (NPPA). Tem formação e experiência profissional nas áreas de Antropologia, Sociologia e Ciência Política, com ênfase em Etnografia do Poder e da Política, atuando principalmente nos seguintes temas: engajamento e militância política, repertórios de ação e formas de protestos públicos, estado e políticas públicas, partidos políticos, grupos dirigentes, estruturas de dominação, redes sociais e cultura.
 cv Lattes

 

________________________________________________________________________________________________

others countries

Cristophe Charle

Professor da Université de Paris 1 – Panthéon – Sorbonne, Institut d’Histoire Moderne et Contemporaine (IHMC).
http://www.univ-paris1.fr/recherche/page-perso/page/?tx_oxcspagepersonnel_pi1%5Buid%5D=ccharle

 

Daniel Gaxie

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Paris 1 (Panthéon-Sorbonne).
http://www.univ-paris1.fr/centres-de-recherche/crps-centre-de-recherches-politiques-de-la-sorbonne-umr-8057/membres/chercheurs-et-enseignants-chercheurs-titulaires/gaxie-daniel/

 

Eduardo Zimmermann

Ph.D. em História Moderna na Universidade de Oxford. Professor Associado e Diretor do Departamento de Ciências Humanas da Universidad de San Andrés (Argentina).
http://www.udesa.edu.ar/Sobre-San-Andres/cuerpo-docente/Detalle-de-profesor?pid=48656

 

Flavia Freidenberg

Doutora em Procesos Políticos Contemporáneos pela Universidad de Salamanca. Diretora do Instituto de Iberoamérica da Universidad de Salamanca (Espanha). Seus temas de pesquisa incluem organizações partidárias, eleições e sistemas de partidos, comunicação política e reforma eleitoral.
 https://usal.academia.edu/FlaviaFreidenberg 

 

Frédéric Sawicki

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Paris 1 (Panthéon-Sorbonne).
http://ceraps.univ-lille2.fr/fr/chercheurs/frederic-sawicki.html

 

G. William Domhoff

Research Professor at the University of California, Santa Cruz. Four of his books are among the top 50 best sellers in sociology for the years 1950 to 1995: Who Rules America? (1967); The Higher Circles (1970); The Powers That Be (1979); and Who Rules America Now? (1983). More recently, he is the author of The New CEOs (2011, with Richard L. Zweigenhaft),Class and Power in the New Deal (2011, with Michael Webber), The Leftmost City (2009, with Richard Gendron), and Who Rules America: Challenges to Corporate and Class Dominance, 6th ed. (2009).
http://www2.ucsc.edu/whorulesamerica/

 

Juan Rodríguez Teruel

PhD em Ciência Política e Administração pela Universitat Autònoma de Barcelona. Professor sênior na Universidad de Valencia, Espanha.
http://uv.academia.edu/jrt/About

 

Mariano Plotkin

Bacharel em Economia, doutor em História (University of California, Berkeley). Pesquisador Independente de CONICET baseado no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (IDES). Professor na Universidade Nacional de Tres de Febrero, Argentina. Coordenador do Grupo de Estudios sobre Historia del Estado y de las Elites Estatales no IDES.
http://educacion.flacso.org.ar/curriculums/mariano-plotkin

 

Maurizio Cotta

Professor of political science in the University of Siena. Formerly member of the Executive Committee of the European Consortium for Political Research (1994-2000). His main research interests are in the field of the comparative study of political elites and political institutions and of Italian politics. He is currently working on a research on the Europeanisation of Italian politics. He is co-director with H. Berst (University of Jena) of the European Science Foundation Network “EURELITE – European Political Elites in Comparison: The Long Road to Convergence).
http://www.circap.unisi.it/profiles/maurizio-cotta

 

Miguel Serna

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor da Universidad de la Republica, Uruguai.
http://lattes.cnpq.br/8212058228200220

 

Pedro Tavares de Almeida

Professor do Departamento de Estudos Políticos da Universidade Nova de Lisboa.
http://www.fcsh.unl.pt/faculdade/docentes/1081

 

Pippa Norris

Professora de Política Comparada na John F. Kennedy School of Government da Universidade Harvard.
http://www.pippanorris.com/

 

Robert Funk

Professor assistente de Ciência Política e Diretor Adjunto do Instituto de Assuntos Públicos da Universidade de Chile.
http://robertlfunk.blogspot.com/

 

Timothy Power

Diretor do Centro Latino-Americano e do Programa de Estudos Brasileiros no St. Cross College da Universidade de Oxford
http://www.lac.ox.ac.uk/staff_a-z_directory/staff/tpower

 

William Genieys

Diretor de pesquisas do Centro de Estudos Políticos da Europa Latina (CEPEL) da Universidade de Montpellier I, França, e pesquisador do CNRS.
http://www.cepel.univ-montp1.fr/spip.php?article21

 

________________________________________________________________________________________________

Page last updated on 18 October 2014