logomarca

newsletters/blogs

english >> virtual library >> newsletters/blogs

 

Note: The newsletters will open in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________

newsletters and etc.

Observador Político

O Observador Político busca estimular e refletir ideias e opiniões, e influir na solução dos problemas e nos destinos do Brasil. O Observador Político está abrigado no iFHC, entidade que o patrocina financeiramente, com recursos não governamentais, captados de parceiros privados, pessoas físicas ou jurídicas.

http://www.observadorpolitico.org.br/

 

BIOS POLITIKOS

Blog do cientista político e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paulo S. Peres.

http://psperes.blogspot.com.br/

 

Boletim da Estratégia (Câmara dos Deputados)

O Boletim da Estratégia é um informativo eletrônico que tem como objetivo disseminar conceitos, modelos e práticas sobre o planejamento e a gestão estratégica da Câmara dos Deputados, bem como compartilhar experiências e lições aprendidas dos projetos desenvolvidos na Casa.

http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/6464



Congresso em Foco

O Congresso em Foco é um site jornalístico que faz uma cobertura independente e exclusiva do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal com o objetivo de auxiliar o (e)leitor a acompanhar o desempenho dos representantes eleitos, contribuindo para melhorar a qualidade da representação política no país.

http://congressoemfoco.uol.com.br/



Papéis Legislativos

Núcleo de Estudos sobre o Congresso – NECON, os Papéis Legislativos são textos produzidos em parceria com o Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e apresentam análises periódicas e especializadas sobre temas em tramitação no Congresso Nacional e em outros países latino-americanos nas áreas de integração regional, comércio exterior, infraestrutura e exportação de serviços.

http://necon.iesp.uerj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=2



Boletim do Núcleo de Estudos sobre o Congresso – NECON

O Boletim apresenta análises sobre a participação política da mulher no parlamento, principalmente no que tange a Bancada Feminina da Câmara dos deputados.

http://necon.iesp.uerj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=4

 

Análise de Conjuntura – OPSA

A Análise de Conjuntura OPSA é uma publicação mensal do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) lançada, em formato eletrônico, em dezembro de 2004. Os textos formulados por colaboradores do OPSA visam a apresentar ao público em geral uma análise concisa e atual dos cenários políticos e socioeconômicos dos países da América do Sul.

http://www.opsa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=13

 

________________________________________________________________________________________________  

blogs

blog EM PÚBLICO

Blog do cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná, Emerson Cervi. O objetivo principal do Blog Em Público é apresentar uma interpretação, na maioria das vezes, alternativa ao que se vê nos meios de comunicação tradicionais a respeito de alguns temas ligados à ciência política, notadamente, aqueles que tratam de comportamento eleitoral, partidos, opinião pública e comunicação política.

http://www.blogempublico.com/

 

Direto de Brasília

Blog do cientista político Murillo de Aragão, presidente da Arko Advice Pesquisas (www.arkoadvice.com.br).

http://www.blogdomurillodearagao.com.br/index.asp

 

Blog do Fernando Rodrigues

Blog de opiniões e informações do jornalista da Folha de S.Paulo. Traz link para uma série de documentos políticos: http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/docs.jhtm

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/

 

GAC – grupo de análise de conjuntura – nusp/ufpr

Blog do Grupo de Análise de Conjuntura Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ligado ao Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (NUSP), o GAC é formado por professores e estudantes de pós-graduação de ciência política da UFPR e outras instituições universitárias. Além da realização de seminários anuais de análise de conjuntura política, o GAC mantém neste blog o debate permanente de temas correntes na agenda política, procurando apresentar o contraste entre a crônica política diária dos jornais e uma análise fundada na perspectiva da ciência política e da sociologia política.

http://gac-nusp-conjuntura.blogspot.com/

 

Paulo Kramer Consultoria e Análise Política

Homepage do cientista político brasileiro Paulo Kramer. Paulo Kramer é analista político, professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) e comentarista político do portal www.congressoemfoco.com.br

http://www.paulokramer.com/

 

Política & Dados

Blog do cientista político Jairo Nicolau. Dados estatísticos e análise sobre eleições brasileiras.

http://www.jaironicolaublog.com/

 

Pragmatismo Político

Blog de informação e análise sobre a política brasileira.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/

 

Qualidade da Democracia

O blog Qualidade da Democracia reúne reflexões, artigos de opinião, livros, entrevistas e textos de resultados de pesquisas de autoria de acadêmicos, escritores, jornalistas e artistas, entre outros, que se dedicam ao tema da democracia da perspectiva de sua qualidade.

http://qualidadedademocracia.com.br/

 

RADAR POLÍTICO

Informações, análises e bastidores do poder. Blog do jornal O Estado de S.Paulo.

http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/

 

Voto Aberto – Movimento pela transparência na política nacional

O Voto Aberto é um movimento da sociedade civil sem vínculos partidários, que tem como objetivo pôr fim ao voto secreto na Câmara Federal e no Senado.

http://votoaberto.com.br/blog/

 

________________________________________________________________________________________________

Page last updated on 28 January 2013