logomarca

intellectual elites

english >> research >> current researches >> intellectual elites

 

Note: The articles will open in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________ 

Divisões temáticas e teórico-metodológicas na Ciência Política brasileira: explicando sua produção acadêmica (2004-2008) (ufpr)

O objetivo desta pesquisa é investigar a estrutura (cultural e institucional) da Ciência Política brasileira a partir da produção veiculada em seus principais periódicos e elaborar uma explicação sociológica para ela. A pesquisa sobre o campo científico da Ciência Política brasileira envolve três momentos. O primeiro consiste em uma análise estatística da produção acadêmica, contemplando o período de 2004 a 2008 a partir dos principais periódicos da área: Dados, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Revista de Sociologia e Política, Lua Nova, Opinião Pública, Brazilian Political Science Review e Crítica Marxista. O segundo momento envolve uma análise histórica e uma análise institucional em que se constroem algumas hipóteses para determinar pelo menos duas coisas: a situação identificada; como se chegou a ela. Um terceiro momento previsto tentará estabelecer, a partir da interpretação, as possíveis relações de dominância e subordinação (as hierarquias) em termos de prestígio e poder institucional entre instituições, agentes e produção científica na Ciência Política brasileira.

coordinators: Fernando Leite (ufpr/nusp); Adriano Codato (ufpr)

research design:

published articles:

LEITE, Fernando Baptista. Posições e divisões na Ciência Política brasileira contemporânea: explicando sua produção acadêmica. Revista de Sociologia e Política, vol.18, no.37, p.149-182, Out 2010.  (download)  Access at: observatory-elites.org

CODATO, Adriano ; LEITE, Fernando Baptista. Elites universitárias e o campo da Ciência Política brasileira hoje: um modelo teórico-metodológico. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia – SBS, 2009, Rio de Janeiro – RJ.

LEITE, Fernando Baptista ; CODATO, Adriano. Elites universitárias no campo da Ciência Política brasileira: uma análise da produção acadêmica dos principais periódicos da área (1989-2008). In: 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu – MG. 33º Encontro Anual da ANPOCS – 26 a 30 de outubro de 2009, Caxambu, MG. São Paulo – SP : ANPOCS, 2009.

 

________________________________________________________________________________________________