logomarca

judicial elites

english >> research >> current researchess >> judicial elites

 

Note: The articles will open in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________

Quem são e o que pensam os desembargadores paranaenses? (ufpr)

Esse projeto de pesquisa pretende fazer uma sociologia dos operadores jurídicos no Tribunal de Justiça do Paraná. Inicialmente foi aplicado um questionário a 71 Desembargadores. Os dados já foram sistematizados no SPSS. Agora pretende-se aplicar uma entrevista em profundidade com alguns dos entrevistados a fim de obter informações verticalizadas sobre a sua trajetória escolar e profissional e sua origem social. O objetivo é identificar os determinantes sociais da carreira jurídica e os valores políticos e sociais dos Desembargadores. Paralela a isso, um estudo sobre processo decisório do TJ do Paraná está sendo feito.

coordinator: Renato Monseff Perissinotto (ufpr)

research design:

published articles:

VIEGAS, Rafael ; MONGELOS, Silvia ; PERISSINOTTO, Renato M. Autopercepção e controle externo: o caso do Tribunal de Justiça do Paraná. In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu – MG.  (download)  Access at: observatory-elites.org

PERISSINOTTO, Renato M. ; WAGNITZ, Paula A.; MORAES, T. T. A profissionalização da carreira jurídica e a trajetória dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (1891-1981). In: 35º Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu – MG.

 

________________________________________________________________________________________________