logomarca

recruitment

english >> virtual library >> books and collections >> recruitment

 

Processes of recruitment and social itineraries (social origin and career patterns)

Note: Books will open in html or in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________

D’Araujo, Maria Celina. Governo Lula, contornos sociais e políticos da elite do poder. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2007, 68 p.

“Apresenta-se aqui parte introdutória do estudo que estamos elaborando sobre o perfil da alta e média burocracia do Executivo da União. Tem-se como foco o perfil das pessoas que ocupam posições-chave na administração pública federal nos últimos anos, em particular no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). Tomou-se como amostra um grupo de 302 pessoas ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), níveis 5 e 6, e de cargos de Natureza Especial (NES), selecionados a partir de uma listagem oficial oferecida pela Secretaria de Gestão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em 21 de julho de 2006. Outra importante fonte de informação foi o Boletim Estatístico de Pessoal (BEP) do Ministério de Planejamento e Gestão”.

http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1681.pdf   (download)  Access at: cpdoc.fgv.br
Governo Lula – contornos sociais e políticos da elite  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

D’Araujo, Maria Celina. A elite dirigente do governo Lula. Rio de Janeiro: Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas, 2009.

Este livro é parte de uma pesquisa que se propôs conhecer em detalhes o grupo de pessoas que chegou ao topo da administração pública federal, no âmbito do Poder Executivo, nos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007- ). Foi produzido a partir de pesquisas empíricas realizadas entre 2006 e 2009, ou seja, ao longo de mais de três anos de um trabalho quase artesanal, que buscou identificar, localizar e sistematizar dados biográficos dos componentes desse grupo. Isso foi feito de diversas maneiras, mas basicamente por meio de um questionário cujos resultados permitiram formar um banco de dados administrados e processados estatisticamente por um programa denominado Statistical Package for Social Sciences (SPSS).

D-Araujo-e-Lameirao-A-elite-dirigente-do-governo-Lula (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Heinz, Flavio M.  (org.). História social de elites. São Leopoldo (RS): Oikos, 2011, 168 p.

Os textos aqui reunidos são, em boa medida, fruto da crescente aplicação do modelo da história social de tipo prosopográfico para a pesquisa de coletividades institucionais, pro-fissionais ou políticas. Também refletem certo estágio – incipiente, é verdade – do diálogo interdisciplinar entre História, Ciência Política e Sociologia.

Historia-social-de-elites-FLAVIO-HEINZ  (download)  Access at: observatory-elites.org

Lemos, Leany Barreiro. (org.). O senado Federal brasileiro no pós-constituinte. Brasília: Senado Federal, Unilegis, 2008.

Este livro foi organizado no marco dos 20 anos da promulgação da Carta de 1988. Seu objetivo, sistematizar em um único volume algum conhecimento acumulado sobre os poderes, a composição, a organização e o resultado da ação política do Senado brasileiro no pós-Constituinte.

Senado Federal Brasileiro (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Meneguello, Raquel. (org.). O Legislativo brasileiro: funcionamento, composição e opinião pública. Brasília: Senado Federal, Secretaria Especial de Comunicação Social, 2012.

Os temas que norteiam os trabalhos desta coletânea analisam elementos que caracterizam o Legislativo e seu desempenho nos vários níveis, e os aspectos que concorrem para a formação de sua imagem pública. Em específico, são três os temas priorizados pelas reflexões desenvolvidas: a composição e funcionamento dos legislativos em sistemas subnacionais de âmbito estadual e local, a dinâmica de migrações partidárias, e a imagem do Parlamento, da forma como percebida ao longo do tempo pela opinião pública, e da forma como constituída pela mídia impressa.

Legislativo_brasileiro  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Power, Thimoty J. & Mochel, Marília G. Political Recruitment in an Executive-Centric System: Presidents, Governors, and Ministers in Brazil. In Peter Siavelis and Scott Morgenstern, eds., Pathways to Power: Political Recruitment and Candidate Selection in Latin America. Penn State University Press, 2008, pp. 218-240.

Power e Mochel, Political Recruitment in an Executive-Centric System  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Rodrigues, Leôncio Martins. Partidos, ideologia e composição social: um estudo das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados. São Paulo: Edusp, 2002. 242 p

Tendo como fontes de informação o relatório Deputados Brasileiros – Repertório Biográfico referente ao período 1999-2003 e dados retirados de 401 declarações de bens dos candidatos a deputado federal, o autor analisou as bancadas de seis dos principais partidos com assento na Câmara: PPB, PFL, PMDB, PSDB, PDT e PT. São analisadas duas variáveis principais: a composição social das bancadas dos partidos (apreendidas por meio das profissões / ocupações de seus integrantes) e os partidos focalizados do ângulo de suas bases sociais e regionais. Por fim, Leôncio detém-se sobre as diferenças regionais e a evolução das bancadas partidárias nas eleições de 1990, 1994 e 1998.

RODRIGUES, L. M. Partidos -ideologia e composicao social  (download)  Access at: observatory-elites.org
http://bit.ly/zNFKeI  (download)  Access at: bvce.org

 

Rodrigues, Leôncio Martins. Mudanças na classe política brasileira. São Paulo: Publifolha, 2006. 184 p.

Compara as legislaturas federais depois das eleições de 1998 e 2002. Nesse período, a composição social da Câmara dos Deputados tornou-se significativamente mais popular e menos elitista.

RODRIGUES, Leoncio M. Mudancas na classe politica brasileira  (download)  Access at: observatory-elites.org
http://bit.ly/AaolRu  (download)  Access at: bvce.org

 

Samuels, David. Political Ambition, Candidate Recruitment, and Legislative Politics in Brazil. In Peter Siavelis and Scott Morgenstern, eds., Pathways to Power: Political Recruitment and Candidate Selection in Latin America. Penn State University Press, 2008.

Samuels, Political Ambition, Candidate Recruitment, and Legislative Politics in Brazil  (download)  Access at: observatory-elites.org


________________________________________________________________________________________________

Page last updated on 22 June 2014