logomarca

recrutamento

português >> biblioteca virtual >> livros e coletâneas >> recrutamento

 

Processos de recrutamento e itinerários sociais (origem social e padrões de carreira) 

Note: Books will open in PDF format. Get Adobe Acrobat Reader

________________________________________________________________________________________________ 

D’Araujo, Maria Celina. Governo Lula, contornos sociais e políticos da elite do poder. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV, 2007, 68 p.

“Apresenta-se aqui parte introdutória do estudo que estamos elaborando sobre o perfil da alta e média burocracia do Executivo da União. Tem-se como foco o perfil das pessoas que ocupam posições-chave na administração pública federal nos últimos anos, em particular no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006). Tomou-se como amostra um grupo de 302 pessoas ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS), níveis 5 e 6, e de cargos de Natureza Especial (NES), selecionados a partir de uma listagem oficial oferecida pela Secretaria de Gestão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em 21 de julho de 2006. Outra importante fonte de informação foi o Boletim Estatístico de Pessoal (BEP) do Ministério de Planejamento e Gestão”.

http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/1681.pdf   (download)  Access at: cpdoc.fgv.br
Governo Lula – contornos sociais e políticos da elite  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

D’Araujo, Maria Celina. A elite dirigente do governo Lula. Rio de Janeiro: Cpdoc/Fundação Getúlio Vargas, 2009, 140 p.

Este livro é parte de uma pesquisa que se propôs conhecer em detalhes o grupo de pessoas que chegou ao topo da administração pública federal, no âmbito do Poder Executivo, nos dois governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2006 e 2007- ). Foi produzido a partir de pesquisas empíricas realizadas entre 2006 e 2009, ou seja, ao longo de mais de três anos de um trabalho quase artesanal, que buscou identificar, localizar e sistematizar dados biográficos dos componentes desse grupo. Isso foi feito de diversas maneiras, mas basicamente por meio de um questionário cujos resultados permitiram formar um banco de dados administrados e processados estatisticamente por um programa denominado Statistical Package for Social Sciences (SPSS).

D-Araujo-e-Lameirao-A-elite-dirigente-do-governo-Lula (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Heinz, Flavio M.  (org.). História social de elites. São Leopoldo (RS): Oikos, 2011, 168 p.

Os textos aqui reunidos são, em boa medida, fruto da crescente aplicação do modelo da história social de tipo prosopográfico para a pesquisa de coletividades institucionais, pro-fissionais ou políticas. Também refletem certo estágio – incipiente, é verdade – do diálogo interdisciplinar entre História, Ciência Política e Sociologia.

Historia-social-de-elites-FLAVIO-HEINZ  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Power, Thimoty J. & Mochel, Marília G. Political Recruitment in an Executive-Centric System: Presidents, Governors, and Ministers in Brazil. In Peter Siavelis and Scott Morgenstern, eds., Pathways to Power: Political Recruitment and Candidate Selection in Latin America. Penn State University Press, 2008, pp. 218-240.

Power e Mochel, Political Recruitment in an Executive-Centric System  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

Rodrigues, Leôncio Martins. Partidos, ideologia e composição social: um estudo das bancadas partidárias na Câmara dos Deputados. São Paulo: Edusp, 2002. 242 p

Tendo como fontes de informação o relatório Deputados Brasileiros – Repertório Biográfico referente ao período 1999-2003 e dados retirados de 401 declarações de bens dos candidatos a deputado federal, o autor analisou as bancadas de seis dos principais partidos com assento na Câmara: PPB, PFL, PMDB, PSDB, PDT e PT. São analisadas duas variáveis principais: a composição social das bancadas dos partidos (apreendidas por meio das profissões / ocupações de seus integrantes) e os partidos focalizados do ângulo de suas bases sociais e regionais. Por fim, Leôncio detém-se sobre as diferenças regionais e a evolução das bancadas partidárias nas eleições de 1990, 1994 e 1998.

RODRIGUES, L. M. Partidos -ideologia e composicao social  (download)  Access at: observatory-elites.org
http://bit.ly/zNFKeI  (download)  Access at: bvce.org

 

Rodrigues, Leôncio Martins. Mudanças na classe política brasileira. São Paulo: Publifolha, 2006. 184 p.

Compara as legislaturas federais depois das eleições de 1998 e 2002. Nesse período, a composição social da Câmara dos Deputados tornou-se significativamente mais popular e menos elitista.

RODRIGUES, Leoncio M. Mudancas na classe politica brasileira  (download)  Access at: observatory-elites.org
http://bit.ly/AaolRu  (download)  Access at: bvce.org

 

Samuels, David. Political Ambition, Candidate Recruitment, and Legislative Politics in Brazil. In Peter Siavelis and Scott Morgenstern, eds., Pathways to Power: Political Recruitment and Candidate Selection in Latin America. Penn State University Press, 2008.

Samuels, Political Ambition, Candidate Recruitment, and Legislative Politics in Brazil  (download)  Access at: observatory-elites.org

 

________________________________________________________________________________________________

Page last updated on 25 June 2012